Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Três remédios naturais para a dor de garganta

Há uns dias acordei com uma dor de garganta que não tinha há mesmo muito tempo. Só me fez recordar uma vez que fiquei doente uma semaninha inteira no Algarve por causa de uma amigdalite. Por isso pensei em fazer um chá e utilizar ingredientes muito básicos que tinha no meu frigorífico: três remédios naturais para a dor de garganta.

Numa primeira fase prefiro testar sempre as vias naturais do que caminhar pela via mais fácil: a dos remédios. Quando não há mesmo outro “remédio”, lá tem de ser.

1. Gengibre

Um poderoso anti-inflamatório que protege o nosso organismo de bactérias e vírus. As suas propriedades terapêuticas devem-se à acção conjunta de várias substâncias ricas em componentes medicinais como o cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

2. Mel

Outro poderoso anti-inflamatório. Tem uma enzima chamada glicose-oxidase, que forma pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio (potente antiséptico) no açúcar do alimento. Isso confere ao mel a capacidade de inibir inflamações e de reconstruir novos tecidos na região da garganta.

3. Limão

Um maravilhoso antibacteriano natural, o que favorece a eliminação do vírus e bactérias. Além disso, o seu alto conteúdo de vitamina C fortalece o sistema imunitário, permitindo-nos lutar melhor contra o mal-estar, além de ajudar a esclarecer a voz e a combater os outros sintomas como a tosse e mal-esta geral.

como faço?

Coloquei a água a aquecer e cortei 6 bocadinhos de gengibre, uma colher de sobremesa de mel e um bocado de limão e depois adicionei mais sumo de limão. Remexi todos os ingredientes durante 5 minutos (enquanto estavam ao lume) para que todos os alimentos pudessem ficar bem dissolvidos na água.

Depois de beber esta mistura senti um alívio muito grande na garganta. Se tiveres dores de garganta, já sabes, testa estes três remédios juntos! 

Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach