Atualmente, desde que o COVID está presente nas nossas vidas tenho visto muito mais gente na rua a correr. Definitivamente, é um desporto cada vez mais praticado, mas a falta de orientação pode trazer alguns riscos para a sua prática. Nesse sentido, vou enumerar coisas que um runner não deve fazer.
1. Correr totalmente “encasacado”.
Em primeiro lugar, tenho visto pessoas a correr com muitos casacos, em pleno Verão. Desde já, a única coisa que vão fazer é que o suor se transforme em água e que se sufoquem dentro do equipamento, correndo o risco de se desidratarem. Além disso, o rendimento durante o treino vai-se ver bastante afectado. Seja como for, aqui podes ver os meus 8 truques para queimar gordura.
2. Hidratar-te mal
À primeira vista, é regra: beber meio litro de água – pelo menos – antes de um treino. Se fores a uma prova, deves reforçar a ingestão de água para bem mais. Acima de tudo, por causa da temperatura lá fora.
Antecipadamente, se as temperaturas forem extremas, obviamente, devemos reforçar a quantidade de água.
Em princípio, não vou dizer uma quantidade específica porque isso depende de cada pessoa, mas diria que meio litro será sempre o mínimo que recomendo. Antes de mais nada, recomendo este post, em que falo da importância da hidratação. E este para veres qual é a melhor bebida isotónica no mercado… e mais natural!
3. Usar umas sapatilhas impróprias
De antemão, deves tentar encontrar um calçado adequado ao desporto que pratiques. Tanto seja running como outra coisa, porque a mecânica do calçado está feita para responder ás necessidades que cada desporto exige. Nesse sentido, deixo aqui este post super completo sobre TUDO O QUE TENS DE SABER PARA COMPRAR UMAS SAPATILHAS.
4. Não respeitares o teus limites
Primeiro, todos nós precisamos de descansar os músculos. Contudo, correr, precisamente, é uma actividade exigente que precisa de certos truques para ser executada com sucesso. Vê aqui porque é tão importante descansar.
5. Parares de correr de um momento para o outro
Antes de mais nada, vais notar que quando fores a recomeçar. Porém, vai-te custar um pouco mais do que quando manténs o ritmo de corrida normal. Agora, deixo-te este post: Conselhos para correr em tempos de pandemia.
6. Correres todos os dias (sem ter prática)
À primeira vista, pode ser arriscado começar qualquer actividade de repente e abusar da mesma sem combiná-la com outra actividade que a complemente. Além disso, também podemos correr o risco de nos lesionarmos. Antecipadamente, a minha recomendação é fazermos treinos graduais: começar a correr devagar.
SEMANA 1 | Por exemplo: |
– Treinamos dia sim, dia não.
SEMANA 1
– Andamos 40 minutos, sem parar;
– Treinamos dia sim, dia não.
SEMANA 2
– Começamos a correr, a um ritmo lento, durante 10 minutos e parar 5 minutos. Repetimos este circuito três vezes.
– Treinamos 3 dias por semana.
SEMANA 3
– Começamos a correr, a um ritmo lento, durante 10 minutos e parar 5 minutos. Repetimos este circuito três vezes.
– Treinamos 3 dias por semana.
– Corremos durante meia hora e vemos como é que o corpo responde. Se virmos que nos cansamos, reduzimos a velocidade ou andamos. Não há problema por isso.
– Treinamos entre 3 a 4 dias por semana.
7. Não fazeres musculação
Acima de tudo, é uma ótima maneira de reforçarmos todos os músculos do corpo. Além disso, é uma forma de teres um momento para ti. Aliás, tenho um post super completo que fala de todos os benefícios de fazermos musculação. Espreita!
8. Ignorares as dores e correr com elas!
Finalmente, qualquer dor que tenhamos, é o nosso corpo a falar connosco. É ele a querer dar-nos um sinal. De antemão, é necessário ficarmos atentos a eles, a esses sinais que nos podem dar muita informação. Ou seja, quanto mais nos conheçamos, melhor poderemos actuar! Sem dúvida, o autoconhecimento é poderoso.
Os meus segredos:
- Antes de mais nada, beber água, pelo menos 1,5 litros por dia;
- Alimentar-me bem: opto por uma dieta equilibrada: onde como de tudo, incluindo um processado por semana. Além disso, aposto muito pelos alimentos mais nutritivos.
- Do mesmo modo, durmo entre 7 horas e meia a 8 horas por dia.
- Antecipadamente, alongo todos os dias, porque me ajuda a melhorar a postura e a prevenir lesões.
Igualmente, se tiveres alguma dúvida podes sempre entrar em contacto comigo. Bem como, podes seguir o meu trabalho no Instagram.