Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Óbidos: Um cenário real para sentir-te em Game Of Thrones

Diz a lenda que há 500 anos Peniche era uma ilha e o mar deixava os barcos nos muros de Óbidos. Depois o mar retirou-se ao que hoje é a Lagoa de Óbidos e deixou um terreno fértil que dá a fama à agricultura da zona.

Ao longo de toda a muralha que envolve esta vila, estendem-se altíssimos muros com escadas bem empinadas que nos levam a conhecer toda a paisagem de vinhedos e moinhos de vento que existem ao redor desta vila medieval.

Óbidos é como uma recordação imaginária dos antepassados da época medieval do nosso país. É como interpretar algum papel dentro de um filme que se grava dentro de uma muralha cheia de ruas bem decoradas, calçada portuguesa, recantos pintorescos e coloridos que lhe atribuem uma vivência muito especial.

Óbidos | Doramatos.com

As escadas que levam aos pontos mais altos da muralha não têm corrimão e parecem não ter sofrido alterações desde que foram construídas, porque são muito altas e de pedra o que faz com que seja mais fácil esbarrar.

Caminhando pela muralha, que rodeia toda a vila, há que ser cuidadoso porque algumas partes são mais estreitas e também não têm corrimões. As muralhas têm mais ou menos 1km e meio de longitude e uma volta completa demora mais ou menos 2 horas. Existem vários pontos de acesso através de escadas como esta que se vê na imagem, uma delas junto ao Castelo de Óbidos.

Óbidos | Doramatos.com Óbidos | Doramatos.com

Passear pelas ruas de Óbidos tem um encanto especial. O centro histórico é pequeno e completamente amuralhado e alberga vivendas que ainda hoje são habitadas. As flores nos parapeitos das janelas atribuem as estas casas encaladas uma beleza destacável.

Óbidos foi dominada por romanos, visigodos e árabes até 1148, quando Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, a reconquistou. Antigamente esta vila era lugar para festejar as bodas da realeza. Hoje, Óbidos é ponto de encontro para vários eventos culturais como a Feira Medieval, o Festival do Chocolate ou a Vila Natal que atrai muitos turistas e que faz renascer e imaginar esse passado que não vivemos.

Óbidos | Doramatos.com Óbidos | Doramatos.com Óbidos | Doramatos.com

Queres sugestões para uma rota dentro da muralha?
  1. Castelo de Óbidos

Não se sabe a data exacta da sua construção mas pensa-se que é de origem romana e que sofreu numerosas alterações ao longo da história, sobretudo depois do terramoto de 1755. Depois do século XX foi reconvertido em pousada, considerada a primeira do Estado dentro de um edifício histórico.

 2. Igreja de Santiago que hoje é uma Biblioteca

Esta igreja foi completamente destruída pelo mesmo terramoto e anos mais tarde reconstruída. Hoje em dia este templo conjuga elementos barrocos e neoclássicos. Hoje é uma biblioteca que vale mesmo a pena visitar!

3. Igreja de Santa Maria – Matriz
Este é o templo principal da vila. Fica na Praça de Santa Maria e não se sabe a data exacta da sua construção, mas pensa-se ter sido fundada no período visigótico. Depois foi transformada numa mesquita durante a ocupação árabe e dedicada ao culto cristiano depois de ser novamente reconquistada.
4. Porta do Vale ou Senhora da Graça
Esta é uma das portas que dá acesso ao recinto amuralhado que se encontra na vila. Aqui dentro há uma capela dedicada à Nossa Senhora da Graça que no ano 1727 foi reformada e se transformou num verdadeiro templo.

5. Museu Municipal

Fica na Praça de Santa Maria e instalado no antigo edificio de Paços do Concelho. Aqui expõem-se numerosos restos arqueológicos e bens naturais e culturais recolhidos em toda a área do Concelho de Óbidos.

6. Lagoa de Óbidos

Encontra-se situada na zona litoral ocidental entre o Cabo Carvoeiro e a nazaré e comunica com o mar da Praia da Foz do Arelho. Existem numerosas espécies de plantas e animais que ali encontram um habitat privilegiado. Ao ser uma lagoa é permitido realizar desportes náuticos como por exemplo, a vela e a canoagem.
Óbidos | Doramatos.com Óbidos | Doramatos.com Óbidos | Doramatos.com Óbidos | Doramatos.comÓbidos | Doramatos.comFoz do arelho | Doramatos.com
Foz do Arelho

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach