Confesso que nunca fui muito fã da expressão “enquanto capa não se assobia” quando era referido “a falar à mesa”. Considero que “comer” é não só uma necessidade básica de todos os seres-vivos, mas também tem uma carga social bem inerente à própria palavra. Hoje vou explicar se comer devagar emagrece.
Quantas vezes não combinamos um lanche, almoço ou jantar com a familia e amigos? Quantas vezes não serve isso de pretexto para nos encontrarmos com quem mais gostamos?
Se há uns anos os nossos pais ou avós nos exlamavam essa expressão sentados à mesa (talvez por motivos maiormente religiosos – estarei enganada?), actualmente e pensando seriamente nessa expressão, concluo que pode haver um aspecto positivo dentro desta “imposição” de não falar enquanto se come.
Se estamos com mais gente enquanto comemos é mais fácil que comamos mais rápido e que não “prestemos atenção à comida”. Comer rápido demais faz com que o estômago não tenha tempo de enviar sinais ao cérebro de que está cheio e que é momento de parar, o que, normalmente, demora entre 15 a 20 minutos. Isso vai-se traduzir numa maior ingestão de alimentos.
Porque é que se diz que comer devagar emagrece?
Comer rápido e não mastigar o suficiente (devemos mastigar pelo menos 30 vezes), em geral, faz com que comamos mais calorias, o que vai dificultar o emagrecimento além de produzir outros problemas como má digestão, azia, gases ou barriga inchada e pesada, por exemplo.
Mas também é certo que outros factores influenciam “que não prestemos tanta atenção à comida”, como por exemplo as pressas, o telemóvel, o barulho ou confusão… Por isso, à hora de almoço tento sempre tirar um tempinho “para a comida consciente”.
Conselhos para uma alimentação mais mindfullness:
- Tentar concentrar-me só em mastigar e afastar-me do telemóvel (embora muitas vezes aproveite esse tempo para ver alguma coisa que não tive tempo, mas foco sempre a minha atenção no prato);
- Cortar os alimentos em pedaços mais pequenos: isso vai ajudar no processo de mastigar os alimentos.
- Almoçar num lugar tranquilo: que dê para relaxar; isso vai ajudar a concentrarmo-nos enquanto comemos.
- Tento mastigar entre 20 a 30 vezes (os alimentos menos suaves) e entre 10 a 15 vezes os alimentos mais suaves.
- Parar em determinado momento para comprovar se efectivamente estou cheia ou não.
Espero que estas dicas vos ajudem. Todos os dias temos novas coisas a aprender, e se servir para nos tornarmos melhores… Seremos e estaremos melhores também! Boa semana!
No Planner dos Hábitos poderás registar todas as tuas refeições diárias. Adquire o teu aqui: