Além de ser um acessório muito prático porque se pode levar para qualquer lado, o TRX tem uma data de benefícios para a nossa saúde. Estes são só alguns deles:
Atividade completa: treinas todo o corpo e desenvolves a força muscular, melhoras a mobilidade, a coordenação e além disso, aflexibilidade.
Para todas as idades: É uma actividade que pode ser realizada por várias pessoas de várias idades, pela segurança que oferece de mobilização do corpo.
Ajuda nos problemas de costas: Se os exercícios forem realizados de forma correta, o TRX pode ser um grande aliado nos teus problemas e dores de costas.
Recuperação de lesões (e prevenção!!): Há fisioterapeutas que utilizam o TRX para tratamentos de reabilitação. Além disso, o TRX também ajuda a manter a postura correta durante o exercício, o que reduz o risco de lesões.
Tonifica e dá mais força: Ao trabalhares o corpo todo, também o tonificas, com o próprio peso do corpo.
Os meus conselhos
Mas, tal como outro tipo de actividades, o TRX também tem os seus perigos. É preciso tomar algumas precauções antes, para prevenir possíveis lesões:
- Aquecer bem os músculos e informar-se bem com um profissional do desporto sobre os movimentos a realizar.
- A zona abdominal e lombar trabalham muito nos exercícios de TRX. É preciso fortalecer esta zona.
- Deve haver controlo nas articulações e músculos, em geral.
Por experiência própria, eu não recomendo (a quem não pratica exercício físico) que comece logo a fazer TRX sem tentar fazer um treino só com o próprio corpo. Penso que só assim podemos conhecer melhor os movimentos do nosso corpo, e os seus limites e melhoras, também.
Vê todos os artigos sobre exercício aqui.

A Dora é uma Health Coach apaixonada pelo poder dos hábitos para atingir a mudança. Além disso, ela acredita que é através do movimento que nos entendemos melhor.