Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como ganhar tempo na cozinha (e usá-lo para fazer exercício)

Boa ideia, não acham? 🙂
Este é um problema diário e talvez dos factores que mais condiciona algumas pessoas a seguir um estilo de vida mais saudável, no que toca à alimentação. Mas não é difícil. A chave é a organização, tanto na hora de ir ás compras como na hora de pôr as mãos na massa. 

Por onde começar?
* Primeiro, tenta vaziar o teu frigorífico totalmente (ou quase)

Isto vai-te permitir cozinhar com alimentos novos, totalmente frescos e é uma técnica para não deixar estragar os que têm de ser consumidos antes da próxima compra.

* Pensa no que queres comer nos próximos dias

(aqui tens um exemplo de um plano semanal meu) – Acredita que isto vai facilitar muito as tuas compras (e poupar mais!).

* Faz uma lista de produtos que precisas de comprar no supermercado

Quando chegares ao supermercado, compra só o que está na lista, ou algo que te esqueceste de escrever, mas que encontras de súbito em alguma prateleira) – não válido para o corredor dos doces (lol!)

Como organizar refeições?

Há muitas pessoas que optam por dedicar os Domingos para cozinhar para a semana inteira. Eu não o faço sempre sempre, até porque nem todos os Domingos me permitem isso, (mas essa é a melhor técnica para seguir um regime mais estricto e é uma forma de poupar mais tempo). Se não o conseguir fazer, tento preparar as refeições para os dois dias seguintes, por norma. Digamos que tento preparar as refeições de dois em dois dias, e em várias ocasiões também cozinho no próprio momento, porque ás vezes também gosto de sair da rotina. No entanto, a regra vive comigo e gosto de manter certos hábitos.

1. Uma vez por semana faço sempre um bolo ou bolachas fit

Para ter durante a semana (para levar para o trabalho, para depois do gym…);

2. Também tenho sempre sopas no frigorífico para comer como primeiro prato.

Quantas vezes não me começa a dar a fome, e mesmo antes de começar a fazer o almoço ou o jantar, “enfio” uma pratada de sopa antes de cozinhar o segundo prato? Oh, oh! É certo. Aconchega-me o estômago, porque é do bem. E melhora-me o ânimo (porque quando começo a ficar com fome, há um certo mau humor que surge e não consigo disfarçar). Nada que não se resolva com um bom prato de sopa.

3. Tento ter sempre a cozinha organizada (guarda tudo o que é útil e prático)

Ter sempre tudo à mão, visível e de fácil acesso (para ser um Master Chef com todas as condições!) Uma das dicas é armazenar alimentos como a aveia, frutos secos, massas, arrozes, etc em frascos de vidro (para estarem sempre visíveis e bem armazenados). Outra coisa: Limpar a cozinha enquanto se cozinha! (É uma mania pessoal, mas não consigo cozinhar com a cozinha desarrumada)

4. Deitar fora, dar ou colocar noutra secção da casa

A loiça ou tupperwares que não se usam e que só está a ocupar espaço. Se és dos que diz “ah, vou deixar aqui, pode ser preciso para alguma coisa”, pensa duas vezes: Vais mesmo usar isso? Ou sabes que vai ficar aí mais uma vez a ocupar espaço e a fazer-te perder a paciência cada vez que precisas de alguma coisa?

5. Organiza as prateleiras do frigorífico por secções

(1ª prateleira: iogurtes, queijos / 2ª prateleira: Frascos de vidro , 3ª prateleira: legumes e verduras…).

6. Conserva os alimentos no congelador!

(Cenouras, espinafres, ervilhas…). Se não tens tempo de comprar alimentos frescos no próprio dia, esta opção pode-te ajudar a elaborar várias refeições naqueles dias em que tens mais pressa e que nem tens muita ‘paciência para cozinhar.

7. Prepara os teus próprios molhos caseiros

para usar em carnes, guisados, assados…  (temperos, pimentas e ervas…). Eles podem transformar uma comida comum em algo especial e dar mais sabor a uma comida com poucas calorias.

8. Conseguir conciliar várias receitas com um alimento

Por exemplo: frango assado.
Dá para fazer uma salada para o dia seguinte, uma canja com os ossos que sobraram…

9. Tem alface e rúcula sempre à mão. E massa ou arroz cozido também!

Ajudam bastante na preparação de refeições como esta!!
Espero que estas dicas te tenham ajudado a agilizar o dia-a-dia e a ganhar saúde!
Partilha também alguma dica que uses para poupar tempo na cozinha 🙂

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach