Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Enlatados: quais comprar e quais evitar

Nem sempre temos tempo para comprar enlatados naturais (leguminosas sem virem já cozidas, por exemplo). E nesses casos, sabias que devemos retirar o máximo possível do líquido que as envolve?

Eu retiro a quantidade que vou comer e depois passo por água até deixarem de ter esta espuminha. Vês?

Até ficarem assim:

E perguntas, porquê? 

O problema é a ingestão involuntária de grandes quantidades de sal e/ou açúcar “escondidos” (dependendo dos enlatados) neste tipo de alimentos. Por isso eu recomendo variar a ingestão destes com alimentos naturais, sempre que possível, embora os primeiros sejam um “bom processado”.

Que enlatados devemos evitar?
1. Frutas enlatadas
2. Tomate pelado enlatado (e molhos de tomate)

todas as embalagens de enlatados possuem uma proteção para que o alimento não entre em contato direto com o metal. No entando, a proteção é prejudicial à saúde, pois possui uma substância chamada bisfenol-A (substância relacionada com doenças cardíacas, cancro, diabetes, problemas reprodutivos, obesidade e problemas cognitivos e comportamentais);

3. Sopas prontas

Na minha opinião, não sei quem gosta, porque o sabor não é nada natural. Vê aqui receitas de sopas saudáveis e muito mais recomendáveis.

4. Sumos em latas (e sem ser em latas)

Tudo o que seja em latas, é de evitar. Mas sumos em lata é um 2 em 1, não só porque geralmente esses “sumos” são refrigerantes, como também contêm muitos aditivos desnecessários para a nossa saúde. Aqui tens receitas de sumos naturais e smoothies.

5. Couve rouxa

No outro dia fui ao supermercado e encontrei couve roxa enlatada COM AÇÚCAR. Mas não era só a couve roxa…eram os pickles, os pepinos… E tu perguntas: para quê, mesmo?

O milho enlatado, as ervilhas, o grão, lentilhas também são enlatados que devem ser consumidos com moderação, dado que geralmente contêm elevados niveis de sódio, que podem fazer com que o nosso consumo de sal seja mais elevado do que o recomendado.


Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach