Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As minhas dicas para perder gordura abdominal localizada

Os abdominais não vão fazer com que fiques com uma barriga planinha de fazer inveja. Lamento destruir este mito, mas é verdade. Se tiveres gordura acumulada no corpo e se fizeres apenas abdominais, vai ser muito difícil conseguir perder gordura abdominal localizada.

De acordo com a minha experiência, não foi com abdominais que lá cheguei. Já pesei bem mais do que peso agora, e tinha alguns pneus na barriga, que eliminei por completo. Mas isso deve-se, e muito, a ter começado a fazer cardio e musculação. Sobretudo, a correr, mas não só.

Não te esqueças que a alimentação saudável aliada à prática e exercício físico é a base para o organismo perder gordura adbominal localizada.

Se não fazes musculação, deverias ler isto!

1. Pratica exercício físico 5 vezes por semana

Não, não basta com 1, nem com 2. Ou é ou não é, e é esse o espírito. Aprende mais aqui sobre gestão de tempo, técnicas de organização e como ter mais motivação.

Aconselho a que num primeiro momento apostes no cardio: na corrida, na natação e na bicicleta/spinning. O running é um dos melhores exercícios para perder gordura em todo o corpo, mas também na barriga, porque quando corremos também fazemos força abdominal.

É importante que ao longo dos treinos aumentes a velocidade a que corres para que o corpo não entre num estado de “conforto”, porque aí a queima de gordura será muito mais lenta. A natação é outro dos exercícios que ajuda a tonificar o corpo e a perder a gordura abdominal localizada na barriga (que podes complementar com os que mencionei antes).

Ah, e não te esqueças da musculação! É um ponto fulcral para não ficarmos… flácidos! Espreita este artigo!  Portanto, antes de começares a fazer abdominais (como um desesperado), tenta esta dica 😉

2. Bebe água durante o dia (nunca para substituir a comida!)

É importante mantermos o nosso corpo hidratado, mas também não devemos exagerar na quantidade de água que bebemos durante o dia. É importante ingerir de 1,5 litros a 4 litros por dia, dependendo da estrutura da pessoa! 

Tem em conta que a quantidade deverá ser reforçada se fizer calor. Além disso, antes e depois do treino deves beber meio litro de água. É importante perceber que a quantidade que bebemos deve ser calculada consoante o nosso peso (mas não so).

Por exemplo, faz esta conta: “Peso corporal (Kg) x 0,033 = quantos litros de água deve beber” (serve como aproximação, depois há mais factores a ter em conta, como “que estilo de vida tens”).

dora-8425-copia

3. Reduz o consumo de álcool

As bebidas alcoólicas favorecem a desaceleração do metabolismo, e metabolismo lento significa menos perda de peso.  Por isso…

4. Faz a prancha todos os dias

Este exercício é perfeito para tonificar a barriga. Além de ser super completo, como falei no artigo anterior que escrevi para o blogue da Raquel, vai melhorar e muito o estado dos teus músculos e impulsionar o metabolismo.

5. Come menos, mais vezes

Esta é uma daquelas dicas que dá mesmo resultado, quando as coisas que se comem são saudáveis.

O objectivo não é deixar de comer para emagrecer! Muito importante: substituir alguns alimentos do nosso dia-a-dia (como a manteiga, os croissants, o pão com presunto, as batatas fritas, os refrigerantes), por outros novos alimentos, com um nível de nutrientes e vitaminas mais elevando dos que estamos habituados a consumir no nosso dia-a-dia…

E dar tempo ao tempo, porque se conjugarmos estes dois factores: alimentação saudável e exercício físico, as coisas chegam lá.

Se colocares estas dicas em prática, garanto-te que verás resultados reais e relativamente rápidos e vais perder gordura abdominal localizada – dependendo da tua persistência e constância em cumprir todos os aspectos – (mas cá para nós, isso é como em tudo na vida!).

Diz-me se gostaste deste artigo e se sim, partilha-o nas tuas redes sociais!

Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach