Os abdominais não vão fazer com que fiques com uma barriga planinha de fazer inveja. Lamento destruir este mito, mas é verdade. Se tiveres gordura acumulada no corpo e se fizeres apenas abdominais, vai ser muito difícil conseguir perder gordura abdominal localizada.
De acordo com a minha experiência, não foi com abdominais que lá cheguei. Já pesei bem mais do que peso agora, e tinha alguns pneus na barriga, que eliminei por completo. Mas isso deve-se, e muito, a ter começado a fazer cardio e musculação. Sobretudo, a correr, mas não só.
Não te esqueças que a alimentação saudável aliada à prática e exercício físico é a base para o organismo perder gordura adbominal localizada.
Se não fazes musculação, deverias ler isto!
1. Pratica exercício físico 5 vezes por semana
Não, não basta com 1, nem com 2. Ou é ou não é, e é esse o espírito. Aprende mais aqui sobre gestão de tempo, técnicas de organização e como ter mais motivação.
Aconselho a que num primeiro momento apostes no cardio: na corrida, na natação e na bicicleta/spinning. O running é um dos melhores exercícios para perder gordura em todo o corpo, mas também na barriga, porque quando corremos também fazemos força abdominal.
É importante que ao longo dos treinos aumentes a velocidade a que corres para que o corpo não entre num estado de “conforto”, porque aí a queima de gordura será muito mais lenta. A natação é outro dos exercícios que ajuda a tonificar o corpo e a perder a gordura abdominal localizada na barriga (que podes complementar com os que mencionei antes).
Ah, e não te esqueças da musculação! É um ponto fulcral para não ficarmos… flácidos! Espreita este artigo! Portanto, antes de começares a fazer abdominais (como um desesperado), tenta esta dica 😉
2. Bebe água durante o dia (nunca para substituir a comida!)
É importante mantermos o nosso corpo hidratado, mas também não devemos exagerar na quantidade de água que bebemos durante o dia. É importante ingerir de 1,5 litros a 4 litros por dia, dependendo da estrutura da pessoa!
Tem em conta que a quantidade deverá ser reforçada se fizer calor. Além disso, antes e depois do treino deves beber meio litro de água. É importante perceber que a quantidade que bebemos deve ser calculada consoante o nosso peso (mas não so).
Por exemplo, faz esta conta: “Peso corporal (Kg) x 0,033 = quantos litros de água deve beber” (serve como aproximação, depois há mais factores a ter em conta, como “que estilo de vida tens”).
3. Reduz o consumo de álcool
As bebidas alcoólicas favorecem a desaceleração do metabolismo, e metabolismo lento significa menos perda de peso. Por isso…
4. Faz a prancha todos os dias
Este exercício é perfeito para tonificar a barriga. Além de ser super completo, como falei no artigo anterior que escrevi para o blogue da Raquel, vai melhorar e muito o estado dos teus músculos e impulsionar o metabolismo.
5. Come menos, mais vezes
Esta é uma daquelas dicas que dá mesmo resultado, quando as coisas que se comem são saudáveis.
O objectivo não é deixar de comer para emagrecer! Muito importante: substituir alguns alimentos do nosso dia-a-dia (como a manteiga, os croissants, o pão com presunto, as batatas fritas, os refrigerantes), por outros novos alimentos, com um nível de nutrientes e vitaminas mais elevando dos que estamos habituados a consumir no nosso dia-a-dia…
E dar tempo ao tempo, porque se conjugarmos estes dois factores: alimentação saudável e exercício físico, as coisas chegam lá.
Se colocares estas dicas em prática, garanto-te que verás resultados reais e relativamente rápidos e vais perder gordura abdominal localizada – dependendo da tua persistência e constância em cumprir todos os aspectos – (mas cá para nós, isso é como em tudo na vida!).
Diz-me se gostaste deste artigo e se sim, partilha-o nas tuas redes sociais!