Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O meu plano alimentar (indicado pela nutricionista Joana Velez)

Ter o aconselhamento de um profissional é sempre o mais indicado: quer seja se o nosso objectivo for emagrecer ou engordar. Neste caso, a nutricionista Joana Velez desenhou um plano alimentar de acordo com as minhas necessidades e objectivos pessoais.

Antes de preparar este plano a Joana perguntou-me muitas coisas á cerca da minha rotina: em que momento do dia faço desporto, se treino regularmente, se como sopa habitualmente ou não, se a sopa contém batata, a que horas almoço, a que horas janto, etc.

Este plano foi pensado INTEIRAMENTE PARA MIM e o meu único objectivo é dar-vos ideias para refeições e nunca para seguirem um plano ao acaso sem consultarem primeiro um nutricionista. Relembro que só um profissional vos pode ajudar a atingir as vossas metas da forma mais fácil e mais saudável também.

Este plano alimentar foi desenhado pela nutricionista Joana Velez para mim, sendo que me deixou algumas notas:

  • Pequeno-almoço – (o meu) deve sempre com fonte de proteína (porque treino sempre depois).
  • Meios da manhã/pós-treino – sempre com uma fonte de hidratos + proteína.
  • lanches da tarde – no dia que tens almoço vegetariano, tens suplementação de proteína ao lanche.

*O primeiro lanche da tarde não tem fruta pois os segundos lanches já têm fruta nos ingredientes.
*Na Terça e na Quinta tens fruta no primeiro lanche porque o segundo lanche não tem fruta nos ingredientes.
*Quando o almoço é carne, o jantar é peixe; os hidratos (arroz/massa/batata) vão alterando.
*Não coloquei hidratos ao jantar, porque já tens na sopa (estou assumir que tem batata) e como passas a fazer dois lanches possivelmente não vais sentir tanta fome ao jantar. 
_____________________________________________

 
 
 

Espero que este plano vos tenha dado algumas ideias e ajudado a ter noção de que todos somos diferentes e precisamos de coisas muito diferentes. No meu caso, eu tenho uma vida muito rotineira no que toca ao horário de treino e das refeições (não vario muito nem de horário nem de tipo de hábitos alimentares).

A alimentação saudável é um conjunto e um equilíbrio de vários factores que há que ter em conta para funcionarem correctamente. Alimentação equilibrada e desporto regular dão sempre bom resultado. E se tiveres um objectivo em mente que comprometa a tua saúde e bem-estar, tendo acompanhamento, vais ver que é muito mais fácil e vantajoso para ti.

Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach