Depois do sucesso da sopa de bróculos e ervilhas, eis que surge mais uma que me conquista o estômago e o coração. Esta é cor-de-laranja, carregadinha de vitaminas, antioxidantes e sais minerais importantes para o correcto funcionamento do nosso organismo.
Como sabem, raramente me falta sopa no frigorífico. E quando faço de mais, congelo-a. Assim, quando não me apetecer cozinhar ou quando chegar tarde a casa sei que sempre terei um prato quentinho e saboroso à minha espera. A cenoura é um ingrediente que raramente prescindo nas minhas sopas, mas desta vez coloquei mais quantidade e adicionei o tomate e o pimento (que adoro!) para lhe dar um saborzinho especial e um tom mais alaranjado.
Podem chamar-lhe “sopa milagrosa, sopa regeneradora”, é indiferente, porque está tão boa…
Além de saborosa, a sopa de cenoura e tomate tem uma grande quantidade de betacaroteno e vitamina C (que fortalecem o nosso sistema imune), carotenoides e flavonoides que nos protegem contra doenças cardíacas e ajudam na visão, na pele, nas gengivas e vasos sanguíneos. Além disso, contém entre outros, licopeno (presente nos vegetais vermelhos), que é um valente antioxidante e antocianina, que estimula a circulação do sangue.
INGREDIENTES
- 1 Tomate Grande
- 5 Cenouras
- 1/2 Pimento Vermelho
- 1/2 Courgette
- 1/2 Cebola Roxa
- 2 Batatas normais
- 2 Batata doce Grande
- 2 Dentes de Alho
MODO DE PREPARAÇÃO
- Primeiro que tudo deves lavar e descascar todos os ingredientes (descasca tudo menos a batata doce).
- Depois coloca água na panela (deves colocar o equivalente a menos de meia panela) e deixa ferver.
- Coloca os ingredientes na panela. Depois de 20 minutos já estarão prontos a ser triturados.
- Coloca um fio de azeite só no final, quando o lume já estiver apagado e a sopa estiver a arrefecer. Podes também adicionar salsa, se assim o desejares, para lhe dar um gostinho final diferente.
Nota.
Coloquei menos de meia panela de água, para que ficasse bem cremosinha, tal como eu gosto.